PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Pesquisa do ITA auxilia busca por aeronave desaparecida no Paraná

Estudo analisou 15 anos de registros sobre buscas no Brasil
Publicada em: 05/08/2023 07:18
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea

A tecnologia apresentada no artigo científico intitulado “Análise estatística das missões de busca por aeronaves desaparecidas: construção de áreas de probabilidade” foi utilizada pelas equipes de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB) no planejamento das buscas por uma aeronave monomotor PTC-JZC, que ficou desaparecida por cinco dias logo após decolar na região da Serra do Mar, no litoral do Paraná, no início de julho. O estudo foi produzido por aluno formado no Curso de Especialização em Análise Operacional (CEAO), criado sob demanda do Comando de Preparo (COMPREP) e oferecido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Publicado em 2022, o artigo tem como autores o Major Engenheiro Filipe Rodrigues de Souza Moreira, o Tenente Aviador Fernando Afonso Fabian, ambos do ITA e o Capitão Aviador Thales Vilas Bôas Araújo, do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), contando também com a colaboração do Coronel Aviador Silvio Monteiro Júnior, da Divisão de Busca e Salvamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A pesquisa buscou, por meio do levantamento das missões de busca por aeronaves desaparecidas no Brasil entre 2006 e 2021, elaborar áreas com maior probabilidade de encontrar aeronaves desaparecidas, utilizando como base o último ponto conhecido da aeronave e considerando a precisão dessa informação. O objetivo foi construir áreas de probabilidade para o planejamento e execução de missões de busca. Dessa forma, é possível minimizar o tempo de resposta da FAB nas ações de Busca e Salvamento, aumentando a chance de sobrevivência das vítimas dos acidentes.

Orientado pelo Major Engenheiro Filipe, o artigo fez parte da pesquisa de Pós-Graduação do Tenente Aviador Fabian que explicou como foi feito o levantamento. “A realização de uma busca por uma aeronave desaparecida pode ser muito complexa e a determinação de áreas de maior probabilidade auxiliam a equipe de coordenação com um norte para iniciar o planejamento das buscas, e assim, conseguir encontrar com maior rapidez as vítimas de acidentes aéreos”, detalhou.

Coronel Aviador Silvio, especialista em Busca e Salvamento, considera que o trabalho publicado contextualizou o conhecimento sedimentado pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês). “Ao mesmo tempo, o levantamento reformulou o processo decisório de posicionamento dos padrões de busca, viabilizando uma maior probabilidade de detecção do objeto desaparecido”, concluiu.

Para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), Coronel Aviador Sérgio Rebouças, o artigo exemplifica a necessidade dos cursos de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais do ITA. "O estudo traz perfeitamente a atividade-fim dos nossos cursos, a partir de uma demanda para conduzir pesquisas acadêmicas e científicas que gerem ferramentas para a área operacional”. Com isso, cria-se uma solução tecnológica inovadora, contribuindo efetivamente para otimizar uma capacidade de atuação da Força Aérea Brasileira”, apontou.

O Brasil é signatário da Convenção de Chicago, que tratou sobre a regulamentação da atividade aérea e salvaguarda das vítimas de acidentes aéreos, destinando essa responsabilidade para, à época, o Ministério da Aeronáutica pelo Art. 12, item VI da lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, a qual dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.

Um vídeo explicativo sobre a tecnologia está disponível online. O artigo científico na íntegra também pode ser acessado pela internet, bem como o trabalho completo.

Fotos: Reprodução / ITA